Coronavírus não teve origem em mercado de Wuhan diz a OMS

A comissão da OMS (Organização Mundial de Saúde) que está em Wuhan, na China, afirmou nesta 3ª feira (9.fev.2021) que ainda não há confirmação da origem do Sars-CoV-2, a variante do coronavírus identificada 1º na cidade chinesa, em dezembro de 2019.

As informações divulgadas pela equipe apontam que a 1ª variante conhecida não surgiu no mercado de Wuhan, como se suspeitava desde o início da pandemia de covid-19. Uma ação conjunta da comissão da OMS com especialistas do Instituto de Virologia de Wuhan tenta descobrir a real origem do vírus.

A equipe, que está em solo chinês desde 14 de janeiro, conta com 10 pesquisadores e é comandada pela ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark, e pela ex-presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf.

De acordo com Ben Embarek, presidente da comissão e especialista em segurança alimentar, existem 4 hipóteses para a origem das infecções: o vazamento” do vírus investigado de um laboratório (entendido pela OMS como “extremamente improvável”); a transmissão direta de uma espécie animal hospedeira a um humano; a presença do vírus em uma espécie intermediária, que foi infectada antes da variante ser transmitida a um humano; e a presença do vírus em alimentos, principalmente congelados.

Segundo Embarek, não há constatação de contaminação que confirme a ligação de morcegos à pandemia. Embora as informações iniciais transmitidas à OMS ainda em dezembro de 2019 tenham apontado animais como morcegos e pangolins como portadores e transmissores do vírus, as linhagens sequenciadas desses animais não apresentam similaridade com o patógeno. Outros animais, como gatos e visons, têm alta suscetibilidade de hospedar o Sars-CoV-2.

Durante a investigação, a comissão constatou que não houve infecções pelo vírus anteriores às de dezembro de 2019, não havendo evidências da variante do coronavírus em nenhum caso de morte por pneumonia registrada de junho a dezembro de 2019. Houve, no entanto, confirmação de que o Sars-CoV-2 circulou em outros locais além do comércio de alimentos de Huanan, em Wuhan.

Fonte: Poder 360

Inscreva-se em nosso blog clicando no de notificação e receba novidades.



O Blog Aliança pelo Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie.

12 Mar 2021, 9:59 AM (GMT)

CORONAVÍRUS - BRASIL

11,284,269 Total de casos
273,124 Óbitos
9,958,566 Recuperados

CORONAVÍRUS - BRASIL

Total de casos 11,284,269
Óbitos 273,124
Recuperados 9,958,566
Atualizações ON-LINE COVID-19
error: Desculpe Conteúdo está protegido

Voluntários

O único requisito para participar do Projeto Voluntários é força de vontade.

Pessoas interessadas em contribuir com a expansão do Blog Aliança pelo Brasil PE, colocaram o espírito do voluntariado em primeiro lugar e, entraram em contato demonstrando interesse em participar do projeto.

Criação de artigos de opinião, tradução de matérias internacionais, produção de vídeos e imagens, desenvolvimento do website, análise de redes sociais. Tem espaço para todo mundo no Blog Aliança pelo Brasil.

As qualidades oferecidas pelos voluntários ao Blog são parte fundamental do nosso rápido crescimento no cenário das mídias independentes.

Ficou interessado em participar do nosso Projeto Voluntários?

Nos envie um e-mail que entraremos em contato com maiores informações.