Secretário de Educação do Rio, Pedro Fernandes é preso; Cristiane Brasil é procurada

O secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes (PSC), foi preso na manhã desta 6ª feira (11.set.2020). Diagnosticado com covid-19, ele cumprirá prisão domiciliar.

A ação faz parte da 2ª fase da operação Catarata, que investiga supostos desvios em contratos de assistência social no governo do Estado e na Prefeitura do Rio de Janeiro.

Segundo o o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), Fernandes foi preso por ações durante sua gestão na Secretaria Estadual de Tecnologia e Desenvolvimento Social, cargo que ocupava antes de assumir a Educação, a convite de Wilson Witzel.

Alvo da investigação, a Fundação Estadual Leão XIII era vinculada à secretaria da Educação.

A ex-deputada Cristiane Brasil (PTB), filha de do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, também é alvo da operação. De acordo com o G1, há mandado de prisão contra ela.

Cristiane Brasil a 3ª pré-candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro alvo de operações na semana. Na 3ª feira (8.set.2020), Eduardo Paes (DEM) foi alvo de 1 mandado de busca e apreensão. Na 5ª (10.set.2020), mandados de busca e apreensão foram expedidos na casa de Marcelo Crivella (Republicanos), e no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura.

Foram presos até o momento:

  • Pedro Fernandes, secretário estadual e ex-presidente da Fundação Leão XIII;
  • Flavio Salomão Chadud, empresário;
  • Mario Jamil Chadud, ex-delegado e pai de Flavio;
  • João Marcos Borges Mattos, ex-diretor de administração financeira da Fundação Leão XIII.

Operação Catarata

Na 1ª etapa da operação Catarata, em julho de 2019, a Polícia Civil e o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) prenderam 7 pessoas suspeitas de fraudar licitações da Fundação Estadual Leão XIII, da qual Pedro Fernandes foi presidente.

Os contratos sob investigação, firmados entre 2013 e 2018, custaram quase R$ 120 milhões aos cofres públicos. O MP-RJ afirma que sobre os serviços contratados eram cobradas vantagens indevidas.

Fonte | Foto: Poder360

Inscreva-se em nosso blog clicando no de notificação e receba novidades diárias.



O Blog Aliança pelo Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie.

08 Nov 2020, 3:28 AM (GMT)

CORONAVÍRUS - BRASIL

5,653,561 Total de casos
162,286 Óbitos
5,064,344 Recuperados

CORONAVÍRUS - BRASIL

Total de casos 5,653,561
Óbitos 162,286
Recuperados 5,064,344
Atualizações ON-LINE COVID-19
error: Desculpe Conteúdo está protegido

Voluntários

O único requisito para participar do Projeto Voluntários é força de vontade.

Pessoas interessadas em contribuir com a expansão do Blog Aliança pelo Brasil PE, colocaram o espírito do voluntariado em primeiro lugar e, entraram em contato demonstrando interesse em participar do projeto.

Criação de artigos de opinião, tradução de matérias internacionais, produção de vídeos e imagens, desenvolvimento do website, análise de redes sociais. Tem espaço para todo mundo no Blog Aliança pelo Brasil.

As qualidades oferecidas pelos voluntários ao Blog são parte fundamental do nosso rápido crescimento no cenário das mídias independentes.

Ficou interessado em participar do nosso Projeto Voluntários?

Nos envie um e-mail que entraremos em contato com maiores informações.