Globo é acusada de ‘fraudar’ depoimento médico no Jornal Nacional

Série da Globo que traz depoimentos de profissionais de saúde que combatem o coronavírus gerou polêmica ao ter o relato de uma médica desmentido.

Um detalhe chamou a atenção dos internautas nesta sexta-feira, 22 de maio. Acontece que o Jornal Nacional vem trazendo em sua programação os depoimentos de vários médicos pelo país, que relatam suas dificuldades e sua luta na linha de frente contra o coronavírus, vem sendo apontado por internautas e autoridades como ‘fraude’ e ‘mentiroso’.

Nele, a médica Laíze, de Paraíba do Sul, relata ao ‘JN’ a situação de colapso do sistema de saúde em que trabalha. Ela fala da perda de pacientes, falta de material de proteção e o sofrimento dos profissionais de saúde da região.

No entanto, a Prefeitura de Paraíba do Sul logo tratou de desmentir publicamente a médica. Em nota oficial, o Hospital identificado na série como onde a médica atua e a prefeitura local dizem que o relato da profissional não corresponde a verdade, ressaltando ainda que esse tipo de atitude só produz transtornos.

Segue nota.

“O HOSPITAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE esclarece à população Sul Paraibana que a médica Laize não pertence ao quadro médico do HNSP, assim como seu depoimento veiculado no Jornal Nacional não corresponde à verdade. ⁣

O HNSP com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa de médico infectologista contratado pela Prefeitura, implantou Protocolos de última geração, que tem apresentado sucesso absoluto, não tendo sido identificada qualquer contaminação de profissionais de Saúde, apesar de vários atendimentos a pacientes contaminados. Da mesma forma, o fornecimento de EPI a todos os profissionais da saúde é normal, desde as primeiras notícias de disseminação do vírus, antes mesmo da confirmação dos casos. O fornecimento de EPI é a partir de apoio do governo municipal, que NUNCA faltou. ⁣

Depoimentos deste tipo só resultam em transtornos às pessoas envolvidas no combate à epidemia na cidade. Uma lástima, uma inverdade que condenamos. ⁣

Cristóvão Rocha ⁣
Vice Provedor da INSP.”

Laíze tratou logo de gravar um novo depoimento, nas redes sociais, dizendo que realmente não fazia parte do corpo de médicos do hospital de Paraíba do Sul

Cidade em Foco

MÉDICA QUE CONCEDEU ENTREVISTA À REDE GLOBO EXPLICA QUE NÃO SE REFERIU AO HNPS Na noite desta sexta-feira (22), a doutora Laize, concedeu uma entrevista ao Jornal Nacional e falou sobre seus medos como profissional na linha de frente nessa pandemia. Durante sua participação, deu a entender que a falta de equipamentos de EPI para a proteção de médicos e enfermeiros, estaria ocorrendo no HNPS . A direção do hospital da cidade de Paraíba do Sul se manifestou por meio de nota. "O HOSPITAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE esclarece à população Sul Paraibana que a médica Laize não pertence ao quadro médico do HNSP, assim como seu depoimento veiculado no Jornal Nacional não corresponde à verdade. ⁣ ⁣ O HNSP com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa de médico infectologista contratado pela Prefeitura, implantou Protocolos de última geração, que tem apresentado sucesso absoluto, não tendo sido identificada qualquer contaminação de profissionais de Saúde, apesar de vários atendimentos a pacientes contaminados. Da mesma forma, o fornecimento de EPI a todos os profissionais da saúde é normal, desde as primeiras notícias de disseminação do vírus, antes mesmo da confirmação dos casos. O fornecimento de EPI é a partir de apoio do governo municipal, que NUNCA faltou. ⁣ ⁣ Depoimentos deste tipo só resultam em transtornos às pessoas envolvidas no combate à epidemia na cidade. Uma lástima, uma inverdade que condenamos. ⁣ ⁣ Cristóvão Rocha ⁣ Vice Provedor da INSP."

Publicado por Cidade em Foco – Telejornalismo em Sexta-feira, 22 de maio de 2020

Reportagem exibida pela Globo

Nas redes sociais, muitos internautas se revoltaram com a situação e passaram a acusar o jornalístico de tentar causar pânico na população. 

“Fraude. Isso é fraude. Como o ‘JN’ pode exibir um depoimento mentiroso desses?”; “Querem deixar as pessoas mais em pânico do que estão? Para que servem essas mentiras?”; “A própria médica desmentiu a falta de equipamentos. O que a Globo quer como isso? Como vou acreditar nos outros depoimentos?”, foram alguns dos comentários.

Fonte: R7 – 1News


O Blog Aliança pelo Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie.

08 Nov 2020, 4:44 AM (GMT)

CORONAVÍRUS - BRASIL

5,653,561 Total de casos
162,286 Óbitos
5,064,344 Recuperados

CORONAVÍRUS - BRASIL

Total de casos 5,653,561
Óbitos 162,286
Recuperados 5,064,344
Atualizações ON-LINE COVID-19
error: Desculpe Conteúdo está protegido

Voluntários

O único requisito para participar do Projeto Voluntários é força de vontade.

Pessoas interessadas em contribuir com a expansão do Blog Aliança pelo Brasil PE, colocaram o espírito do voluntariado em primeiro lugar e, entraram em contato demonstrando interesse em participar do projeto.

Criação de artigos de opinião, tradução de matérias internacionais, produção de vídeos e imagens, desenvolvimento do website, análise de redes sociais. Tem espaço para todo mundo no Blog Aliança pelo Brasil.

As qualidades oferecidas pelos voluntários ao Blog são parte fundamental do nosso rápido crescimento no cenário das mídias independentes.

Ficou interessado em participar do nosso Projeto Voluntários?

Nos envie um e-mail que entraremos em contato com maiores informações.